Um estudo partilhado por investigadores da NASA na revista Nature realça a importância de estabelecer um diálogo durante o processo de tentar descobrir vida além da Terra.
“A nossa geração pode realisticamente ser aquela que descobre provas da existência de vida além da terra. Com este potencial privilégio, vem a responsabilidade”, pode ler-se no estudo.
Os investigadores consideram importante que a sociedade tenha presente que este processo é um “empreendimento progressivo” e que são valorizadas “observações contextuais e sugestivas”, pelo que “falsos começos e ‘becos sem saída’ são esperados de um processo científico saudável”.
Em vez de se pensar em termos binários - de que existe ou não vida alienígena - os investigadores acham importante estabelecer boas práticas para comunicar descobertas neste campo de forma a criar “expetativas razoáveis” e confiança do público.
“Seja qual forma o resultado deste diálogo, o que interessa é que aconteça… Ao fazê-lo, só nos tornaremos mais eficientes em comunicar os resultados do nosso trabalho e as maravilhas associadas a ele”, pode ler-se no estudo.
Leia Também: NASA está prestes a revelar novas descobertas de Júpiter