Um engenheiro de Valladolid, em Espanha, construiu um dispositivo com elementos tecnológicos básicos - numa caixa de morangos - para imprimir textos e imagens para a avó, uma mulher de 93 anos, que se recusa a ter um telemóvel.
Guido García sofria com saudades da avó que vê cada vez mais amiúde, uma vez que nem no Natal se puderam juntar, culpa da pandemia. Para além de não a ver, comunicar com ela também não é fácil. Como explica ao El País, Ludi "não quer problemas, nem Wi-Fi, nem telemóvel". Ludi, de 93 anos, vive em Basauri, Vizcaya.
Assim, e para encurtar a distância entre neto e avó, este engenheiro desenvolveu um engenhoso dispositivo baseado em elementos tecnológicos básicos para que a família possa enviar textos e imagens à idosa.
O resultado é uma espécie de WhatsApp caseiro que inclui uma pequena impressora, um ''mini computador'' Raspberry Pi do tamanho de um cartão de crédito e um cartão SIM para conectá-lo à internet. Ludi só terá que ligá-lo à rede e esperar que imprima as fotos.
As imagens e textos são enviados através do Telegram, através de um bot programado por García. Num chat de conversa como qualquer outros, é enviada uma mensagem ou uma foto para o bot e ele dá a ordem de impressão para a máquina.
Este engenho tornou-se viral no Twitter quando explicou à comunidade o que estava a construir.
Estas Navidades hice un cacharro para enviar fotos a mi abuela que no tiene móvil ni internet. Los requisitos eran dedicar poco tiempo (~20h) + que pudiese enchufarlo y listo + sin mantenimiento.
— Guido (@palmerabollo) January 10, 2022
O dispositivo imprime a preto e branco. Quando alguém lhe envia uma foto ou mensagem, a avó receberá em papel sem precisar de fazer qualquer ação. O projeto está finalizado, só falta entregá-lo a Ludi, para que possa assim 'falar' com a família.
Leia Também: Politécnico da Guarda apresenta Laboratório Colaborativo em Logística