Empresa de robótica diz ter solução para pessoas com problemas motores
A Wandercraft criou o Atalante, um exosqueleto que espera vir a conseguir comercializar.
© Getty Images
Tech Robot
Uma empresa de robótica sediada em Paris, em França, de nome Wandercraft acredita ter criado um exosqueleto que poderá ser uma parte importante na reabilitação de pessoas quadriplégicas ou com outros problemas motores.
O exosqueleto em questão chama-se Atalante e pode ser adaptado a qualquer paciente, dependendo do tratamento que tenha sido designado de forma a restabelecer alguma mobilidade. Além de permitir ao paciente e ao terapeuta ‘afinar’ certos movimentos para melhorar os exercícios, este modelo foi criado para ser mais pequeno e confortável para quem o usa.
O Atalante da Wandercraft já foi certificado para utilização terapêutica na Europa, mas o objetivo da empresa é que eventualmente possa ser adquirido para uso pessoal por qualquer pessoa que necessite dele. Para tal, a empresa recebeu quase 40 milhões de euros para completar esse objetivo.
“Com a equipa que temos, com este financiamento que recebemos e a tecnologia que desenvolvemos, estamos confiantes que um dia teremos os nossos exosqueletos nas ruas e nas casas das pessoas”, afirmou ao Engadget o CEO da Wandercraft, Matthieu Masselin. “Mas ainda temos muito trabalho pela frente”.
Leia Também: Investigadores estão a criar robot capaz de voar. Sim, como o Iron Man
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com