A NASA revelou os planos para conseguir trazer para a Terra as amostras do solo de Marte recolhidas pelo rover Perseverance, um processo no qual contará com a ajuda da Lockheed Martin.
Este plano consistirá na construção do Mars Ascent Vehicle (MAV), um pequeno e leve foguetão que também será o primeiro a ser descolado de outro planeta. Este foguetão será lançado para Marte e será acompanhado pelo Sample Retrieval Lander, que agirá como plataforma de descolagem do MAV.
É uma vez lançado que o foguetão será ‘capturado’ na órbita de Marte por um sistema da NASA e da Agência Espacial Europeia, com o final do processo a ser o regresso à Terra com as amostras em segurança.
“Estamos perto de finalizar a fase conceptual desta missão Mars Sample Return e as peças estão a juntar-se para trazer para casa as primeiras amostras de outro planeta. Uma vez na Terra, podem ser estudas com equipamentos de ponta que são demasiado complexos para levar para o Espaço”, explicou um dos administradores da NASA, Thomas Zurbuchen, num comunicado da agência espacial norte-americana.
Notar que ainda demorará algum tempo para esta missão ser lançada, com as previsões a estarem apontadas para 2026.
Leia Também: Astronautas podem vir a sofrer de "anemia espacial" em idas a Marte