A RTP está a avançar com a notícia de que o ataque à Vodafone Portugal terá sido concretizado através das credenciais - ‘login’ e palavra-passe - de funcionários da empresa.
Esta informação sobre o ataque terá sido confirmada através da ‘dark web’, depois de contactado aquele que é descrito como “um dos maiores ‘hackers’ do mundo” e por via de conversas com empresários portugueses, obrigados a pagar resgates depois de terem sofrido ataques de ‘ransomware’.
Diz a RTP que os responsáveis pelo ataque informático à Vodafone terão conseguido clonar o cartão de telemóvel de um funcionário da empresa, conseguindo assim contornar a autenticação de dois factores.
O ataque à Vodafone Portugal teve lugar no início desta semana e ‘deitou abaixo’ a rede de telecomunicações da empresa, afetando todos os clientes da operadora. A Vodafone tem restabelecido pouco a pouco a operacionalidade da rede mas, entretanto, continua a desconhecer-se pormenores sobre a autoria do ataque.
Em entrevista ao Notícias ao Minuto, José Tribolet, do Instituto Superior Técnico, afirmou que acredita que o ataque pode ter motivações geopolíticas e que podemos esperar mais ataques semelhantes a outras infraestruturas consideradas críticas.
Leia Também: Compensar clientes Vodafone? "Foco" está no restabelecimento da operação