De acordo com a notícia, trata-se do satélite Noor 2 que já se encontra na órbita da Terra.
O primeiro satélite Noor, que significa "luz" na língua persa, foi lançado em 2020 indicando que Teerão deu início a um programa espacial.
O lançamento deste segundo satélite ocorre numa altura em que se esperam resultados das negociações de Viena sobre o programa nuclear do Irão.
O vice-ministro dos Negócios Estrangeiros do Irão e principal negociador de Teerão nas conversações, Ali Bagheri Kani, regressou na segunda-feira à noite ao Irão.
Segundo a agência IRNA trata-se de uma deslocação "no quadro de consultas" com o governo, numa altura em que se especula sobre a conclusão das negociações sobre o tratado.
Por outro lado, o negociador da União Europeia, Enrique Mora, deu a entender que já não decorrem contactos técnicos e que o êxito ou o fracasso das negociações depende de Teerão.
"Chegou a altura das decisões políticas para o fim das conversações de Viena. O resto é 'barulho'", escreveu Enrique Mora numa mensagem difundida através da rede social Twitter.
Paralelamente, o ministro dos Negócios Estrangeiros do Irão, Hossein Amirobdollahian esteve em contacto com o chefe da diplomacia russa, Sergei Lavrov, tendo sido abordada as questões relacionadas com as sanções aplicadas contra Teerão.
Leia Também: Avançam negociações sobre troca de prisioneiros entre Irão e EUA