Além dos novos iPhone SE e iPad Air, a Apple não quis deixar de aproveitar o evento desta terça-feira, dia 8, para anunciar um novo computador para os seus fãs mais exigentes e que têm no alto desempenho uma necessidade.
O Mac Studio conta com o novo processador desenvolvido pela Apple, o M1 Ultra. Este é o processador mais poderoso já desenvolvido pela Apple e conta com uma arquitetura Ultra Fusion e 114 mil milhões de transístores, 7 vezes mais do que o M1.
O Mac Studio tem um design compacto capaz de se manter discreto em qualquer secretária. Na base e na área traseira estão presentes a entrada e saída de ar, garantindo que o interior se mantém fresco e silencioso.
A nível de conetividade, a Apple equipou o Mac Studio com quatro entradas Thunderbolt, uma entrada Ethernet, duas entradas USB-A, duas entradas USB-C, uma entrada HDMI, uma entrada de áudio e ainda uma área para um cartão SDXC. A Apple refere ainda que o Mac Studio consegue estar ligado a quatro monitores XDR Display.
Com o Mac Studio, os utilizadores terão acesso a 128GB de memória unificada e até 8TB de armazenamento interno. A nível de desempenho, a tecnológica de Cupertino afirma que o Mac Studio é 3,4 vezes mais rápido do que qualquer iMac atualmente no mercado, indicando também que é 80% mais rápido do que o Mac Pro mais rápido.
© Apple
Para dar uma ideia das capacidades do Mac Studio, a Apple afirma que o Mac Studio é capaz de realizar 18 reproduções em simultâneo de vídeos em 8K Pro Res.
Além do Mac Studio, a Apple revelou também o Studio Display, um novo monitor externo que a empresa diz ter criado juntamente com o mais recente computador.
O Studio Display conta com um ecrã com moldura reduzida e o apoio permite que o ecrã possa ser inclinado até 30º. O monitor tem um tamanho de ecrã de 27 polegadas e é um 5K Retina Display, capaz de apresentar mil milhões de cores.
No interior está presente um processador A13 que permite que o Studio Display tenha algumas funcionalidades de câmara e áudio que serão certamente bem recebidas pelos utilizadores.
O Studio Display está equipado com uma câmara ultra grande angular de 12MP (com suporte para a funcionalidade Center Stage), três microfones e um total de seis colunas - por fim, a Apple introduziu também Spatial Audio. No campo da conetividade, o Studio Display tem três entradas USB-C e uma entrada Thunderbolt.
O Mac Studio com M1 Ultra, 64GB de memória unificada e 1TB de armazenamento interno custará 4.649 euros. Será ainda lançada uma versão do Mac Studio com M1 Max, 32GB de memória unificada e 512GB de armazenamento por 2.349 euros
Já o Studio Display ficará disponível por 1.799 euros com um vidro padrão, sendo que o modelo com vidro de nanotextura custará 2.049 euros.
A pré-compra começa esta terça-feira, dia 8, e a chegada ao mercado está marcada para o dia 18 de março.
[Notícia atualizada]
Leia Também: Apple anunciou mais um iPad Air, o mais rápido de sempre