A operadora comprometeu-se também a instalar três novas estações base nas freguesias de Cumeeira e União de Freguesias de São Miguel, Santa Eufémia e Rabaçal, até 12 meses após licenciamento, "permitindo assim um substancial reforço da cobertura de voz e dados móveis naquelas áreas e envolventes", referiu a autarquia.
"O investimento em redes de comunicação de nova geração e a oferta de serviços baseados em redes de banda larga são cruciais para o desenvolvimento da economia local e para o aumento da competitividade do território", disse o presidente da Câmara de Penela.
Segundo Eduardo Santos, a expansão da rede de fibra ótica, o reforço da cobertura de rede móvel no concelho de Penela e o aumento da área de cobertura neste território constitui "um marco relevante na estratégia delineada pelo executivo".
A intervenção da Altice será efetuada no âmbito de um protocolo de cooperação com o município de Penela, que será assinado na quinta-feira.
Dentro desta parceria, será ainda possível a utilização recíproca das condutas instaladas no concelho de cada uma das entidades, evitando a duplicação de infraestruturas e reduzindo assim o volume de intervenções no subsolo.
O município de Penela pretende ainda garantir "uma maior eficiência e menores custos no desenvolvimento de projetos de interligação em fibra ótica dos edifícios municipais".
Leia Também: Universidade de Coimbra quer promover empreendedorismo tecnológico