Conforme previsto, a descolagem do foguetão Falcon 9 da missão Ax-1 teve lugar esta sexta-feira, dia 8, a partir do Kennedy Space Center na Florida, EUA. Ao contrário de outras missões à Estação Espacial Internacional, esta Ax-1 é composta apenas por tripulantes civis.
Apesar de algum envolvimento da NASA, a missão foi totalmente concebida por empresas privadas - nomeadamente pela Axiom Space e pela SpaceX, que forneceu o foguetão Falcon 9. Desta forma, a missão é considerada um importante passo para o futuro comercial do Espaço.
A bordo desta missão Ax-1 encontramos o comandante, ex-astronauta da NASA e vice-presidente da Axiom Space, Michael López-Alegría, o piloto Larry Connor e os especialistas de missão Eytan Stibbe e Mark Pathy.
O foguetão Falcon 9 descolou por volta das 16:18 (hora de Lisboa), com a separação entre o foguetão e o propulsor a ocorrer quase três minutos depois do lançamento.
© YouTube / SpaceX
Como tem vindo a ser habitual nos foguetões da SpaceX, parte do sucesso da missão está relacionada com a recuperação do propulsor do Falcon 9. Tal como esperado, esta Ax-1 também acabou por ser um sucesso neste departamento, com o Falcon 9 a ter pousado numa plataforma marítima. Notar que esta é a quinta vez que este foguetão em particular é usado numa missão ao Espaço.
Praticamente em simultâneo, os astronautas a bordo da cápsula Crew Dragon da missão Ax-1 começaram a experienciar gravidade zero. Poucos minutos depois, a cápsula Crew Dragon separou-se do segundo módulo do Falcon 9 e seguiu caminho em direção à Estação Espacial Internacional.
© YouTube / SpaceX
Acredita-se que a tripulação da Ax-1 chegará à Estação Espacial Internacional este sábado, dia 9. Já o regresso está marcado para o dia 16 de abril.
O objetivo desta missão da Axiom Space é estabelecer a fundação necessária para a construção da sua própria estação espacial. O início da construção está previsto para o início do próximo ano e, ao início, estará unidade ao nódulo Harmony da Estação Espacial Internacional.
A construção da estação espacial da Axiom Space deverá estar finalizada em 2030.
[Notícia atualizada]
Leia Também: Astronauta fala sobre relação com colegas russos da Estação Espacial