A gigante chinesa Tencent estará a planear aumentar a sua participação na editora francesa de videojogos Ubisoft - a responsável por séries como ‘Assassin’s Creed’, ‘Far Cry’, ‘Rainbow Six’, ‘Rayman’ e ‘Prince of Persia’.
A notícia foi avançada pela Reuters a partir de quatro fontes próximas do assunto. Recordar que a Tencent já detém 5% da Ubisoft mas, alegadamente, a tecnológica chinesa terá abordado a família Guillemot (que fundou a Ubisoft e detém 15% da empresa) para expressar interesse em aumentar a participação.
Caso a família Guillemot não tenha interesse no negócio, é provável que a Tencent procure adquirir ações a partir de acionistas público - que contam com uma participação de 80% da Ubisoft.
Sabe-se que o objetivo da Tencent é tornar-se a maior acionista da Ubisoft mas, neste momento, ainda não se sabem detalhes sobre a oferta da empresa chinesa. No entanto, especula-se que a Tencent poderá oferecer até 100 euros por ação, mais do que os 66 euros que pagou em 2018 pelas ações que detém atualmente.
Recordar que a Tencent já é uma das maiores empresas de videojogos de todo o mundo e detém (100% ou participações) em várias produtoras bem conhecidas da área. Entre elas encontram-se a Riot Games (‘League of Legends’), a Turtle Rock Studios (‘Evolve’), a Supercell (‘Clash of Clans’) e a Epic Games (‘Fortnite’).
No que diz respeito à Ubisoft, o CEO Yves Guillemot deu em maio uma entrevista à PC Gamer onde colocou de parte uma potencial aquisição e afirmou que a empresa "tem tudo o que precisa para continuar independente".