Um grupo de investigadores do Instituto de Ciência e Tecnologia de Skolkovo em Moscovo e do Instituto de Física e Tecnologia de Moscovo estão a estudar a viabilidade de colocar anúncios publicitários no Espaço.
Graças a satélites devidamente posicionados para refletir luz do Sol, os investigadores acreditam que seria possível criar imagens que pudessem ser vistas a partir da Terra. O objetivo é perceber o volume de pessoas que veria este ‘anúncio espacial’ e o custo para que estivesse visível durante vários meses - com estimativas de que poderia custar o equivalente a 65 milhões de dólares (65,7 milhões de euros).
“Há algum tempo que estudamos alguns dos aspetos mais técnicos de publicidade espacial. Desta vez, olhámos para o lado económico e, por muito irrealista que possa parecer, mostramos que 50 ou mais satélites pequenos a voar em formação pode ser economicamente viável”, pode ler-se no comunicado de um dos autores do estudo.
No entanto, nota o DigitalTrends que estes ‘anúncios espaciais’ podem criar problemas a astrónomos na observação do céu noturno, uma vez que é necessário escuridão para que não existam interferências.
Leia Também: NASA já escolheu datas para lançar o novo foguetão