A entidade reguladora Autoridade de Mercados e Concorrência (CMA, na sigla em inglês) do Reino Unido emitiu o seu parecer em relação à aquisição da Activision Blizzard pela Microsoft, onde detalha algumas das suas preocupações no que diz respeito a riscos para o mercado dos videojogos.
A CMA acredita que a aquisição poderá prejudicar rivais como a PlayStation e outros serviços de streaming como o da Amazon e da Nvidia, impedindo que séries como ‘Call of Duty’, ‘Diablo’, entre outras, sejam lançadas em outras plataformas além da Xbox.
“Há uma possibilidade realista de afetar substancialmente a concorrência nas consolas de jogos, serviços por subscrição e serviços ‘cloud’ de videojogos”, pode ler-se no documento partilhado no GamesIndustry. “A CMA está preocupada que conceder controlo total deste catálogo poderoso, especialmente à luz da já forte posição da Microsoft nas consolas de jogos, sistemas operativos e infraestrutura de ‘cloud’, possa levar a Microsoft a prejudicar os consumidores”.
Em resposta, a Microsoft argumentou que não é realista pensar que a PlayStation (vista como a atual líder de mercado e principal rival da Xbox) possa ser afetada pela aquisição. “Não é credível a sugestão que o atual líder de mercado, com poder claro e duradouro no mercado, possa encerrar pela terceiro maior provedor como resultado de perder acesso a um título”, pode ler-se na resposta da Microsoft. “A base de jogadores da PlayStation continuará significativamente maior do que a da Xbox”.
Leia Também: Dispositivo de streaming da Xbox pode ter sido revelado antes do tempo