Um dos principais conselheiros da autoridade de proteção de dados de França, Francois Pellegrini, partilhou a recomendação de que a Apple deve pagar uma multa no valor de 6 milhões de euros.
Pellegrini fez esta recomendação à CNIL (Commission Nationale Informatique & Libertés) depois de uma investigação apontar para violações da privacidade dos utilizadores.
Para este conselheiro, a Apple deveria ter pedido explicitamente aos utilizadores o seu consentimento para reunir dados pessoais com a versão iOS 14.6 do sistema operativo - indicando que as definições padrão permitiram à Apple levar a cabo campanhas direcionadas de publicidade.
Como nota a Reuters, esta recomendação de Pellegrini não significa que a CNIL passará de facto de uma multa à ‘Empresa da Maçã’, sendo no entanto um sinal de que a autoridade de proteção de dados poderá vir a considerar essa opção de uma forma mais séria.
Do seu lado, a Apple refere que o valor da multa deve ser reduzido devido à “ausência de seriedade” do caso, apelando ainda para que o preço a pagar por esta violação não seja tornado público.
Leia Também: "Todos os políticos deviam temer" a Apple, diz líder da Epic Games