A Microsoft apresentou uma resposta ao processo de que foi alvo pela Comissão Federal do Comércio dos EUA, o qual pretende bloquear a aquisição da Activision Blizzard avaliada em quase 69 mil milhões de dólares.
A entidade reguladora norte-americana receia que, ao comprar a Activision Blizzard, a Microsoft passe a ter uma vantagem em relação às concorrentes e possa tornar exclusivos das suas plataformas alguns dos títulos da editora. Recordar que, entre as séries detidas pela Activision Blizzard, encontramos nomes como ‘Call of Duty’, ‘World of Warcraft’, ‘Diablo’ e ‘Overwatch’.
A Microsoft já adiantou que pretende oferecer garantias para que algumas destas séries continuam disponíveis nas plataformas rivais, uma ideia que volta agora a ser enaltecida pelo presidente Brad Smith.
“Mesmo tendo confiança no nosso caso, continuamos comprometidos a soluções criativas com os reguladores que protejam a concorrência, consumidores e trabalhadores na área da tecnologia. Tal como aprendemos com os nossos processos no passado, a porta nunca se fecha à oportunidade de encontrar um acordo que seja benéfico para todos”, notou Smith de acordo com o site The Verge.
Parte da desconfiança das entidades reguladoras está relacionada com a Bethesda, empresa que foi adquirida no passado pela Microsoft e que atualmente se encontra a trabalhar em alguns jogos exclusivos para as plataformas Xbox.
O receio dos reguladores é que a tecnológica de Redmond volte a adotar esta abordagem com a Activision Blizzard, removendo efetivamente alguns títulos das plataformas rivais.
Pois bem, a Microsoft veio agora adiantar que, no futuro, planeia lançar exclusivamente para consolas Xbox e PC três títulos produzidos pela Bethesda. Apesar de não adiantar quais são estes jogos, sabe-se que a Bethesda se encontra a trabalhar em ‘Redfall’ e ‘Starfield’ que já foram confirmados como exclusivos.
Sabe-se ainda que a Bethesda está a produzir um jogo baseado na licença ‘Indiana Jones’, no sucessor de ‘The Elder Scrolls V: Skyrim’ e que, no futuro, inevitavelmente lançará um novo ‘Fallout’.
Leia Também: Jogadores processam Microsoft para impedir aquisição da Activision