Atenção, uma conhecida burla do WhatsApp está de volta e exige alguma atenção dos utilizadores da app de mensagens. A burla em questão, que se tornou mais evidente em 2022, leva os burlões a fazerem-se passar pelos filhos dos utilizadores do WhatsApp.
As mensagens surgem de números desconhecidos e começam muitas vezes com um “olá mãe” ou “olá pai”, seguindo-se uma explicação (falsa) que pode ir de “fiquei sem telemóvel”, a “este é o meu número pessoal” até “tenho o telemóvel com o ecrã partido”. O objetivo desta mensagem é procurar justificar o motivo de estar a enviar uma mensagem de um número desconhecido para aquele que é o grande objetivo do burlão.
Depois desta explicação segue-se o pedido de enviar uma transferência de dinheiro via MBWay, citando que precisa do dinheiro para comprar um novo telemóvel ou porque não consegue aceder ao MBWay com o telemóvel que está a usar.
Naturalmente, não deverá fazer qualquer transferência para um número desconhecido e aconselha-se que o número desconhecido seja bloqueado e denunciado de imediato.
Para o fazer num telemóvel Android, prima a fotografia do contacto e, de seguida, o ícone mais à direita representado com um “i”. Já na página do contacto, deverá encontrar abaixo as duas opções de bloquear e de denunciar. Já no iOS, terá de entrar na conversa e, no topo, premir o número para ir para a página de contacto. Uma vez nesta página, poderá encontrar as duas opções que procura no final.
No entanto, caso queira certificar-se que não se trata de facto do seu filho, pode sempre ficar com a certeza telefonando para o número do qual recebeu mensagem.
Leia Também: WhatsApp quer ajudar a denunciar situações indesejadas