Um grupo de investigadores do Imperial College London, no Reino Unido, e da Universidade de Freiburg, na Alemanha, está a trabalhar num novo projeto que pretende dar aos utilizadores a capacidade de manipular com a mente um braço robótico.
De acordo com comentários partilhados por estes investigadores com o site IEEE Spectrum, este braço robótico poderá ajudar os utilizadores a realizarem tarefas extra sem terem de usar outras partes do corpo humano.
“Com este sistema, poderíamos oferecer um novo grau de liberdade em vez de usar as mãos para controlar um ‘joystick’ para manobrar um braço robótico, por exemplo. Tudo seria controlado por via de impulsos elétricos cerebrais”, pode ler-se nos comentários destes cientistas.
Por enquanto os responsáveis pelo projeto parecem ver as frequências mais altas em neurónios motores como promissores, ainda que os testes realizados em laboratório indiquem que os movimentos não são muito precisos.
A esperança está em que o cérebro seja capaz de se adaptar ao longo do tempo - pelo menos o suficiente para permitir um controlo mais intuitivo.
Leia Também: Cientistas criaram robot capaz de alternar entre estados sólido e líquido