O primeiro telemóvel do mundo faz, esta segunda-feira, 40 anos. O Motorola DynaTAC 8000X foi apresentado ao mundo a 6 de março de 1983, pesava um quilo e a sua bateria durava apenas 40 minutos, depois de 10 horas a carregar. Apesar disso, os exemplares valem hoje uma fortuna.
Conta o Hardware Upgrade, que a ideia dos criadores era ter um telemóvel funcional e portátil. O facto de ser sem fios foi um grande avanço, contudo algumas características ficaram aquém das expectativas - como é o caso do peso, do tamanho e do custo.
O Motorola DynaTAC 8000X, pensado por Martin Cooper, ex-vice-presidente da empresa, tinha praticamente o tamanho de uma caixa de sapatos, mas acima de tudo pesava cerca de 1 quilograma e custava 3.995 dólares o que, hoje em dia, equivale a cerca de 10 mil euros.
Apesar disso, foram vendidas mais de 300 mil unidades, visto que, este tornou-se num símbolo de riqueza e luxo.
Em comparação com os smartphones atuais, as suas características não são nada invejáveis, mas sem dúvida que o Motorola DynaTAC 8000X foi uma verdadeira revolução no setor das comunicações. Além disso, hoje em dia, cada exemplar vale uma pequena fortuna pelo que representa.
Leia Também: Billie Eilish decide apagar redes sociais do telemóvel e explica porquê