O ChatGPT da OpenAI continua a ser um dos grandes fenómenos entre os aficionados por tecnologia, com a ferramenta a também servir como um primeiro contacto com Inteligência Artificial pelo público em geral.
Apesar desta curiosidade e entusiasmo com a tecnologia, o ChatGPT tem alguns riscos e potenciais ameaças à privacidade dos utilizadores, pelo que há certas coisas que os utilizadores nunca devem partilhar com a plataforma ou têm de estar especialmente atentos.
Uma das coisas que não deve fazer de forma nenhuma é partilhar dados pessoais com o ChatGPT. Além destas informações ficarem armazenadas pela OpenAI, as vulnerabilidades de privacidade do ChatGPT têm sido investigadas nos últimos tempos por alguns países, nomeadamente a Itália.
Outro conselho que deve seguir é não instalar aplicações pouco confiáveis relacionadas com o ChatGPT. Nos últimos tempos têm sido noticiados diversos casos de software malicioso disfarçado de extensões para o ChatGPT e que tem como único intuito roubar-lhe informações pessoais. Posto isto, recomendamos que apenas instale extensões ou apps para o ChatGPT de fontes confiáveis.
Da mesma forma, deverá sempre pedir ao ChatGPT que forneça fontes que permite verificar a informação que lhe fornece. Ainda que o ChatGPT seja impressionante na forma (e confiança) com que apresenta informação, deverá sempre pedir a devida fonte para garantir que não está a ser levado ao engano.
Por fim, deverá também estar consciente de que toda a informação apresentada pelo ChatGPT poderá estar protegida por direitos de autor. Desta forma, terá de ter cuidado em não reproduzir palavra por palavra o que o ChatGPT lhe apresentar.
Leia Também: Elon Musk criou uma nova empresa focada em Inteligência Artificial