O líder da Xbox, Phil Spencer, não acredita que a divisão de videojogos da Microsoft será capaz de competir no mercado das consolas com as rivais PlayStation e Nintendo. As declarações de Spencer foram feitas em entrevista ao podcast Kinda Funny Games, com o próprio a notar que está desiludido com a adesão aos mais recentes exclusivos da Xbox.
“Não estamos no negócio de superar a Sony ou a Nintendo no mercado das consolas”, afirmou Spencer, notando que a Xbox está neste momento focada em criar uma única plataforma entre consolas, PC e ‘cloud’, tendo o Xbox Game Pass como foco.
Quanto ao lançamento de ‘Redfall’, o líder da Xbox não demorou para admitir que a forma como os jogadores receberam o jogo não foi a que tinha antecipado. “Estou chateado comigo mesmo. A resposta dos críticos não foi a que queríamos”, admitiu Spencer, notando ainda que apostar em bons jogos poderá não ser suficiente para inverter a tendência da Xbox no mercado das consolas.
“Costumo ver comentários que dizem que se fizermos grandes jogos tudo se vai resolver. Não é verdade que, se fizermos apenas bons jogos, vamos ter de repente uma mudança dramática no mercado das consolas. Perdemos na pior geração que podíamos perder com a Xbox One, onde todos criaram a sua biblioteca digital de jogos. Queremos que a nossa comunidade Xbox se sinta bem, mas esta ideia de que se nos focarmos mais em grande jogos vamos ganhar de alguma forma a ‘guerra’ das consolas, não é uma realidade para a maioria das pessoas. Não existe um mundo em que Starfield tivesse um 11 em 10 [de avaliação] as pessoas começassem a vender as PlayStation 5 delas, não vai acontecer”, afirmou Spencer.
As últimas semanas não têm sido fáceis para a Xbox e a divisão de videojogos da Microsoft teve de lidar com algumas más notícias. Além de ter sido reportada uma queda de 30% no hardware da Xbox no primeiro trimestre de 2023, o regulador britânico anunciou ainda a intenção de bloquear a compra da Activision Blizzard, com o grande exclusivo do primeiro semestre, ‘Redfall’, ter sido amplamente criticado pela imprensa especializada e jogadores.
Leia Também: Xbox já marcou a sua próxima grande apresentação. Será em junho