A Google decidiu remover um total de 38 aplicações da sua loja virtual Android, a Play Store. As apps em questão foram identificadas pela empresa de segurança McAfee, notando que instalavam software malicioso nos telemóveis dos utilizadores.
As 38 apps, que contam com mais de 34 milhões de downloads entre si, são cópias do jogo ‘Minecraft’ e faziam-se passar por jogos inofensivos quando, na verdade, instalavam software pouco recomendável e que fazia render dinheiro aos responsáveis.
“A popularidade de ‘Minecraft’ levou a que fossem feitas várias tentativas de criar jogos semelhantes. Como resultado, há imensos jogos em todo o mundo com o mesmo conceito de ‘Minecraft’. Até na Google Play é possível encontrar jogos semelhantes. A equipa da McAfee descobriu recentemente 38 jogos com anúncios escondidos. Estas aplicações foram descobertas na loja virtual e instaladas pelo menos 35 milhões de vezes em todo o mundo”, pode ler-se no comunicado da McAfee partilhado pelo Mirror.
A empresa de segurança recomenda então que os utilizadores de smartphones estejam atentos às apps que instalam nos respectivos equipamentos, notando que apenas devem ser instaladas apps conhecidas e de confiança.
Leia Também: Lista das apps com mais downloads de março tem uma grande ausência