No rescaldo do anúncio feito pelo governador do Montana, o republicano Greg Gianforte, que assinou, na quarta-feira, uma lei que proíbe o uso do TikTok naquele Estado norte-americano, um porta-voz da rede social chinesa condenou a decisão, assegurando, esta quinta-feira, que os habitantes da região "podem continuar a utilizar o TikTok para se expressar, prosseguir com os seus negócios e encontrar uma comunidade forte".
"O governador do Estado norte-americano do Montana, Greg Gianforte, assinou uma lei que viola os direitos concedidos pela Primeira Emenda aos habitantes do Montana ao proibir ilegalmente o TikTok, uma plataforma que fortalece centenas de milhares de pessoas em todo o Estado", começou por dizer o porta-voz do TikTok, em comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso.
Apesar de a lei ter transformado o Montana no primeiro Estado norte-americano a restringir por completo a popular rede social chinesa, o responsável salientou que a plataforma continua "a trabalhar para defender os direitos" dos seus utilizadores, apontando que os habitantes da região "podem continuar a utilizar o TikTok".
"Queremos tranquilizar os habitantes do Montana e assegurar que podem continuar a utilizar o TikTok para se expressar, prosseguir com os seus negócios e encontrar uma comunidade forte enquanto continuamos a trabalhar para defender os direitos dos nossos utilizadores dentro e fora de Montana", rematou.
Segundo Gianforte, a lei, que tem como propósito "proteger os dados privados e pessoais dos cidadãos do Montana do Partido Comunista Chinês", não visou apenas o TikTok, mas "qualquer aplicação que forneça informações ou dados pessoais a adversários estrangeiros".
TikTok is just one app tied to foreign adversaries. Today I directed the state’s Chief Information Officer to ban any application that provides personal information or data to foreign adversaries from the state network. pic.twitter.com/92Im6D9Jgx
— Governor Greg Gianforte (@GovGianforte) May 17, 2023
De recordar que o Congresso do Montana aprovou no mês passado um projeto de lei que visava proibir a plataforma, que é propriedade da empresa chinesa ByteDance, nos dispositivos móveis de todos os seus habitantes.
A proibição do Montana é a mais dura aprovada até agora por um território dos EUA e vai além da proibição que o Governo federal e metade dos 50 estados do país implementaram para que funcionários públicos não possam ter o TikTok nos seus dispositivos eletrónicos.
O TikTok tem cerca de 100 milhões de utilizadores nos Estados Unidos e em pouco tempo tornou-se uma das redes sociais mais populares do mundo, principalmente entre os adolescentes.
Leia Também: Estado do Montana é o primeiro a banir o TikTok nos EUA