O serviço nacional de saúde britânico, o NHS, vai começar a usar a partir de julho uma nova lente para 'smartphones' que, anunciou o serviço na quinta-feira, será capaz de diagnosticar mais rapidamente cancro da pele.
Num comunicado, o NHS explicou que dezenas de milhares de utentes terão acesso a esta nova ferramenta, que funcionará com uma lente de 50p, anexável ao telemóvel e capaz de tirar fotografias detalhadas e minuciosas a sinais ou a lesões na pele.
Este tipo de ferramenta já começou a ser usada em centros de saúde com acordos com o NHS, e muitas pessoas já foram diagnosticas e começaram a fazer tratamento graças à velocidade com que tem sido possível identificar o tipo de cancro.
A tecnologia foi cunhada como 'teledermatologia' pelas autoridades de saúde, que esperam que o serviço fique disponível para todas as regiões de Inglaterra a partir de julho - e, assim, reduzir drasticamente as listas de espera em dermatologia.
Dave's skin cancer was caught early, and he has received treatment over the last 20 years at @MSEHospitals.
— NHS England (@NHSEngland) June 8, 2023
Now, more people like Dave will be seen quicker thanks to an accelerated roll out of teledermatology, which uses high definition imaging to speed up skin cancer diagnosis. pic.twitter.com/RRc550RgFr
O NHS acrescenta que a lente chama-se um 'dermatoscópio', e vai "permitir que especialistas dermatológicos dupliquem o número de doentes que conseguem avaliar por dia".
Mais de 600 mil pessoas são identificadas para serem avaliadas para cancro da pele no último ano no Reino Unido, e mais de 56 mil pessoas foram tratadas para a doença em 2022.
Leia Também: Cancro da pele. Nova vacina pode estar a chegar e reduz o risco de morte