Idosos com tablets? Aqui ficam alguns conselhos

Há pequenas alterações que pode fazer para evitar estar sempre a ajudar.

Notícia

© Shutterstock

Miguel Dias
26/06/2023 11:39 ‧ 26/06/2023 por Miguel Dias

Tech

Tablet

Os ecrãs grandes dos tablets tornam estes dispositivos propostas muito interessantes para utilizadores mais velhos, proporcionando uma experiência mais fluida e sem grandes doses de complexidade para quem não está tão familiarizado com tecnologia.

No entanto, os tablets também pode ser motivos de dor de cabeça. Afinal, a grande quantidade de aplicações, menus e opções podem tornar-se rapidamente uma complicação - obrigando-o a servir de apoio técnico mais vezes do que gostaria.

Ainda assim, há pequenas alterações que pode fazer para facilitar a utilização de tablets em utilizadores mais velhos. A DECO Proteste reuniu alguns conselhos caso decida oferecer um tablet a pais, tios ou avós e que podem ajudar bastante.

Pode encontrar abaixo estes conselhos.

Tamanho de texto

Os ícones e dimensão de texto podem não ser ideais para todas as pessoas, pelo que o aumento do tamanho dos ícones e a escolha de uma fonte de texto mais legível podem ajudar bastante.

Aumentar ecrã

Mesmo que tenha de deslizar o ecrã mais vezes, aumentar o tamanho do ecrã poderá tornar a utilização mais fácil. Com ícones maiores, o utilizador conseguirá certamente escolher as apps que procura mais facilmente.

Desative o menu

Ao desligar o menu na parte inferior do ecrã conseguirá criar um estilo mais clássico de navegação, simplificando o sistema para os utilizadores mais velhos.

A lupa é sua amiga

Alguns tablets contam com a opção de usar uma lupa para tornar o texto mais visível. Caso o seu dispositivo conte com esta opção, é uma boa alternativa para facilitar a leitura.

Leia Também: NOS, MEO ou Vodafone? DECO revela qual é a Internet móvel mais rápida

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas