Um relatório partilhado pelo Centro de Excelência de Comunicação Estratégicas da NATO indica que, desde que Elon Musk tomou controlo do Twitter (agora X), se tem assistido a um “crescimento dramático na visibilidade do Kremlin” na rede social.
O relatório em questão analisou as contas de 11 entidades russas e aponta para um aumento médio de 60% nas visualizações das publicações desde que Elon Musk chegou ao Twitter.
Em específico, está em causa uma mudança feita em abril deste ano onde foram removidas ‘etiquetas’ que identificavam contas de empresas de media controladas pelo governo da Rússia. Assim sendo, muitos utilizadores podem não estar conscientes de que estão a ler uma publicação partilhada por uma organização diretamente financiada pelo estado russo.
“Apesar de o Twitter se estar a tornar menos relevante para os russos na Rússia, continua a ser uma ferramenta eficaz para o estado russo chegar a audiências internacionais e particularmente públicos não europeus”, pode ler-se no relatório.
Leia Também: Conteúdo de ódio não desaparece mas será difícil ver, diz executiva do X