Será pouco antes do amanhecer da próxima terça-feira, dia 12, que o cometa C/2023 P1 (também conhecido como Nishimura) fará a sua maior aproximação à Terra, proporcionando assim as condições ideais para ser visto a olho nu pelos aficionados pela observação do céu noturno.
O cometa em questão recebeu o nome do astrónomo japonês que o avistou e é conhecido sobretudo pela sua tonalidade esverdeada. O C/2023 P1 viaja atualmente a cerca de 380 mil quilómetros por hora e, no ponto mais próximo da sua órbita, estará a 125 milhões de quilómetros de distância do nosso planeta.
Entretanto, já começam a ser partilhadas algumas fotografias desta passagem do Nishimura, algumas das quais pode ver na galeria acima. Entre elas está a captada por Maria e Miguel, dois fotógrafos que captaram uma fotografia impressionante do C/2023 P1 e partilharam na respetiva página MARQUES Photography no Facebook.
“Esta foi daquelas noites em que todas as previsões eram péssimas mas mesmo assim arriscámos. Acordámos de madrugada e fomos até Arganil para conseguir fotografar o tão falado cometa Nishimura”, pode ler-se na publicação partilhada na rede social.
Os fotógrafos notam que o cometa ainda não está completamente visível a olho mas, ainda assim, “já faz algumas delícias” pelas lentes de câmaras fotográficas.
Leia Também: Noite de 'Lua Azul'. As imagens deslumbrantes da segunda superlua do mês