O dicionário de inglês Collins anunciou, na quarta-feira, que IA é a palavra do ano. A palavra distinguida é a abreviatura, recorrentemente utilizada, de Inteligência Artificial.
"'IA' um termo que descreve 'a modelagem de funções mentais humanas por programas de computador' foi nomeada a Palavra do Ano Collins de 2023", escrevem os responsáveis no site do dicionário.
"Considerada a próxima grande revolução tecnológica, a IA teve um rápido desenvolvimento e tem sido um grande tema de conversa em 2023", acrescentam.
No comunicado, lê-se ainda que a difusão da palavra aconteceu na sequência do lançamento do ChatGPT, que aconteceu a 30 de novembro do ano passado.
Os responsáveis referem também que antes desta ferramenta, um chatbot online de inteligência artificial desenvolvido pela OpenAI, as pessoas não se preocupavam tanto com estes meios de conversação, a partir do qual qualquer tema pode ser abordado numa questão de segundos.
"O revolucionário modelo de linguagem alimentado por IA irrompeu na consciência pública no final de 2022, impressionando-nos com a sua capacidade de imitar a fala humana natural. Na verdade, poderia fazer muito mais do que isso – precisa de uma cópia para uma apresentação amanhã de manhã? Sem problemas", exemplificam.
Leia Também: Guterres defende acesso dos países em desenvolvimento à IA