A Agência Espacial Europeia (ESA) publica imagens incríveis da Terra e do Espaço, semanalmente, mostrando os avanços científicos, descobertas ou (apenas) a beleza do planeta. Essas imagens são captadas a partir do espaço ou dos telescópios na Terra.
Cada imagem é captada por um instrumento de observação e pode ser vista em alta resolução e com explicações na página oficial da ESA.
Entre os quais estão o programa Copernicus, que observa a Terra a partir do espaço há 25 anos.
A missão Copernicus Sentinel-2 captou recentemente a erupção de um dos vulcões mais ativos do mundo, o Monte Etna, no domingo, expelindo "lava e nuvens de cinzas sobre a ilha mediterrânica da Sicília", como pode ver na foto número 1 partilhada na galeria de imagens.
"Esta imagem, captada a 13 de novembro pela missão Copernicus Sentinel-2, foi processada utilizando as bandas de infravermelhos de ondas curtas da missão para mostrar o fluxo de lava no momento da aquisição. Com cerca de 3.329 metros de altura, o Monte Etna encontra-se num estado de atividade quase constante", revela a ESA.
Por sua vez, o Telescópio Espacial James Webb captou "uma porção de 50 anos-luz de largura do centro denso da Via Láctea" (imagem 2).
"Estima-se que 500 mil estrelas brilham nesta imagem da região de Sagitário C, juntamente com algumas características ainda não identificadas", avança a ESA.
O Telescópio Espacial Hubble já está há 32 anos a navegar pelo espaço e deverá ser o aparelho que captou as imagens mais marcantes do Universo. Uma das quais - imagem número 3 da galeria - revela um "luminoso emaranhado de estrelas e poeira" que é "a galáxia espiral NGC 1385, que se encontra a cerca de 30 milhões de anos-luz da Terra".
Por fim, o programa Artemis, responsável pelas missões na Lua, é constituído por várias missões, estando a próxima (Artemis II) prevista para o próximo ano.
Leia Também: NASA partilha imagem (deslumbrante) de Júpiter captada pelo Hubble