Um estudo levado a cabo na Alemanha e publicado na revista científica Frontiers of Psychology indica que jogar videojogos pode afetar positivamente a saúde mental de quem sofre de depressão.
O estudo, no qual participaram 46 pessoas diagnosticadas com depressão, contou com três grupos diferentes: o primeiro jogou ‘Super Mario Odyssey’ para a Nintendo Switch; o segundo usou um programa de computador de treino cognitivo; com o terceiro a fazer uso de tratamentos tradicionais como psicoterapia e meditação.
Depois de seis semanas, verificou-se que o grupo que jogou a ‘Super Mario Odyssey’ foi aquele em que os participantes verificaram uma maior redução dos sintomas de depressão, com alguns casos a verificar-se uma redução de 50%. Mais ainda, este grupo foi o que manifestou mais vontade em continuar o tratamento.
Apesar de entusiasmados com estas conclusões, os investigadores notaram que os pacientes que jogaram a ‘Super Mario Odyssey’ exibem “melhorias mais selectivas” e que não têm um “desempenho significativamente melhor aos dos outros dois grupos”.
“Ainda assim, estas conclusões mistas sugerem que treino com videojogos pode ser uma intervenção viável e financeiramente acessível para pacientes com depressão e que pode ser usado em conjunto com terapia e tratamento habituais”, pode ler-se nas conclusões partilhadas pelo Psy Post.
Leia Também: Após 'Super Mario', Nintendo vai lançar filme de 'The Legend of Zelda'