A Inteligência Artificial (IA) foi um dos temas mais debatidos no mundo da tecnologia em 2023, com vários especialistas a darem conta dos riscos que representa para o futuro - como a extinção de postos de trabalho.
No entanto, a IA também poderá ser benéfica em áreas como a educação e saúde, colocando-se então uma dicotomia na forma como a tecnologia é vista.
A antiga primeira-ministra da Finlândia, Sanna Marin, teve a oportunidade de falar sobre a forma como vê a IA e o seu impacto no futuro durante a conferência Slush em Helsínquia. Marin, que trabalha atualmente no Instituto Tony Blair como conselheira estratégica, falou com o site TechCrunch sobre o assunto.
“Todas as tecnologias - tudo o que é novo - vem com riscos. Há sempre um lado negativo para tudo”, notou Marin. “Mas também há um lado positivo e é por isso que gostava de ver cada vez mais uma interação entre aqueles que estão a criar a tecnologia e os legisladores que estão a criar as regras para essa tecnologia… Para que possamos garantir que há mais coisas positivas do que negativas”.
Leia Também: Siemens e Microsoft juntam-se para impulsionar a IA na indústria