A NASA anunciou que terá a colaboração dos Emirados Árabes Unidos na construção da Lunar Gateway, uma estação espacial que ficará situada na órbita da Lua.
Sabe-se que os Emirados Árabes Unidos ficará encarregue da construção do módulo de câmara de ar da Lunar Gateway e que o projeto já conta com as colaborações do Japão, do Canadá e também da União Europeia, além dos próprios EUA.
“Este projeto é uma das empreitadas internacionais mais significativas do século XXI na exploração espacial”, pode ler-se numa publicação na rede social X (ex-Twitter) na página do princípio do Dubai, Hamdan bin Mohammed. “A [Lunar] Gateway servirá de plataforma de lançamento para passeios espaciais em volta da Lua e em futuras missões a Marte, incorporando o espírito de ambição do Sheikh Zayed e dos desejos da nossa nação que sabe que o impossível é possível”.
Notar que a participação neste projeto garante aos Emirados Árabes Unidos um lugar em futuras missões do programas Artemis, permitindo que um dos seus astronautas faça parte de missões espaciais.
We congratulate our leadership, our people, and the Arab world as the UAE joins the development of the Gateway Lunar Space Station, alongside the USA, Japan, Canada, and the European Union. This project stands out as one of the most significant international endeavours in space… pic.twitter.com/AW5icmudVE
— Hamdan bin Mohammed (@HamdanMohammed) January 7, 2024
Leia Também: NASA está a testar equipamento para uma das suas missões mais aguardadas