A confusão foi lançada na rede social X (ex-Twitter) depois da conta oficial da Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC, na sigla em inglès) ter sido invadida, com os responsáveis a partilharem uma publicação onde indicavam que tinha aprovado listagens para transações de fundos em Bitcoin.
A publicação era falsa e foi, entretanto, apagada da rede social.
O primeiro a pronunciar-se sobre o assunto foi o presidente da Comissão de Valores Mobiliários dos EUA, Gary Gensler, na sua conta pessoal no X. “A conta de Twitter do SEC foi comprometida e foi publicado um ‘tweet’ não autorizado. O SEC não aprovou a listagem e transações de produtos em Bitcoin”, fez saber Gensler.
The @SECGov twitter account was compromised, and an unauthorized tweet was posted. The SEC has not approved the listing and trading of spot bitcoin exchange-traded products.
— Gary Gensler (@GaryGensler) January 9, 2024
A situação já mereceu até uma reação do próprio X que, na sua página da plataforma dedicada a segurança, adiantou que já foi completada a fase da investigação preliminar ao que aconteceu.
“Com base na nossa investigação, a situação não foi resultado de qualquer invasão dos sistemas do X, mas sim de um indivíduo não identificado que teve controlo por via de terceiros do número de telemóvel associado à conta do SEC”, explicou o X na publicação. “Podemos também confirmar que a conta não tinha autenticação de dois fatores ativada na altura que a conta foi comprometida”.
Notar que, mesmo que a publicação falsa tenha estado no ar apenas por alguns minutos, a situação levou a uma valorização no preço da Bitcoin e, entretanto, este valor voltou a cair.
We can confirm that the account @SECGov was compromised and we have completed a preliminary investigation. Based on our investigation, the compromise was not due to any breach of X’s systems, but rather due to an unidentified individual obtaining control over a phone number…
— Safety (@Safety) January 10, 2024
Leia Também: O X (ex-Twitter) terá serviços de pagamentos em 2024