A Netflix tem habituado os subscritores a uma boa dose de reality shows e séries sem guiões mas, dentro deste segmento, ainda há espaço para algumas experiências interessantes.
É o caso de ‘Unlocked: A Jail Experiment’ (‘Liberdade Condicionada: Uma Experiência na Prisão’, em português), uma série que procura mostrar uma experiência feita dentro de uma prisão e que visa não só dar melhores condições a pessoas detidas, como também melhor a integração social após a saída deste tipo de instalações.
A experiência teve lugar no Pulaski County Regional Detention Facility no Arkansas e foi criada pelo xerife Eric Higgins, que procurava dar aos detidos melhores condições. A ideia passa por dar mais liberdade dentro da prisão - o que significa que as celas não ficavam trancadas. Desta forma, os detidos tiveram de criar sistemas e regras que funcionassem para eles mesmos, tendo assim também mais autonomia.
É importante notar que, de acordo com a Netflix, todos os prisioneiros destas instalações tiveram a opção de aceitar ou recusar fazer parte da experiência e que, a qualquer momento, podiam abandonar o projeto. No entanto, tendo em conta que as celas da Pulaski County Regional Detention Facility continuam destrancadas, a experiência foi considerada um sucesso - mesmo tenha sido marcada por altos e baixos.
Os oito episódios de ‘Unlocked: A Jail Experiment’ já se encontram disponíveis na Netflix. Pode ver acima o trailer desta série.
Leia Também: 'Ripley' é a nova minissérie que está a marcar a Netflix