A Reuters está a avançar com a notícia de que as redes sociais detida pela Meta - como o Facebook e o Instagram - serão alvo de uma nova investigação da Comissão Europeia focada em assegurar que as plataformas está a cumprir a legislação respeitante a segurança de menores.
A investigação surge no âmbito da Lei dos Serviços Digitais, que entrou em vigor no ano passado com o objetivo de combater a disseminação de conteúdo ilegal ou perigoso nas pltaformas digitais.
“A Comissão [Europeia] está preocupada que os sistemas tanto do Facebook como do Instagram, incluindo os seus algoritmos, possam estimular comportamentos aditivos em crianças”, pode ler-se no comunicado, onde fica claro que a Comissão Europeia não ficou satisfeita com o relatório de avaliação de riscos apresentado pela Meta no ano passado. “Além disso, a Comissão também está preocupada com os métodos de verificação de idade adotados pela Meta”.
Caso esta investigação da Comissão Europeia acabe por concluir que a Meta não tomou as medidas adequadas para proteger utilizadores menores, a gigante tecnológica pode vir a ser alvo de pesadas multas.
Leia Também: Argumentista de 'A Rede Social' quer lançar novo filme sobre o Facebook