Respondendo a um relatório do Tribunal de Contas Europeu (TCE), um porta-voz do executivo comunitário lembrou que "o pacote de inovação em matéria de IA apresentado em 24 de janeiro de 2024 inclui um aumento significativo de quatro mil milhões de euros em investimentos em IA generativa".
Quando o pacote legislativo sobre IA, apresentado em janeiro, entrar em vigor, Bruxelas sublinhou que estará "plenamente operacional" neste domínio.
A Comissão salientou ainda que está já a investir mais de mil milhões de euros por ano em projetos de investigação sobre IA ao abrigo dos programas Europa Digital e Horizonte Europa - com o objetivo de atrair mais de 20 mil milhões de euros de investimento anual em inteligência artificial no bloco ao longo da década.
No relatório especial "Ambições da União Europeia (UE) para a inteligência artificial", hoje divulgado, os auditores concluem que o bloco "não consegue desenvolver o ecossistema IA da Europa nem investir em IA ao mesmo ritmo dos líderes mundiais na área".
O TCE examinou as ações da Comissão que visavam coordenar as medidas dos planos da UE para a inteligência artificial de 2018 e 2021, bem como adotar um quadro jurídico comum para a partilha de dados e uma IA de confiança.
Leia Também: União Europeia tem de definir metas nacionais de investimento em IA