A Microsoft anunciou recentemente algumas alterações ao seu serviço Xbox Game Pass, alterações que passam não só pelas condições como também pelo aumento dos preços dos diferentes planos.
No entanto, há quem acredite que as alterações não se ficarão por aqui e que, na verdade, podem, podem passar por novos aumentos de preço.
O analista Mat Piscatella da Circana explica ao site IGN que, nos últimos anos que o número de subscritores do Xbox Game Pass estabilizou num nível abaixo do que a Xbox esperava. Esta realidade leva a que a Microsoft tenha de encontrar formas de aumentar o rendimento do serviço, o que levou às recentes alterações do Xbox Game Pass e que fizeram que apenas nos planos mais caros os jogadores tenham acesso a jogos assim que estes cheguem às lojas.
No que diz respeito à tolerância dos jogadores em relação a estes aumentos de preço, Piscatella nota que não é garantido que os membros do Xbox Game Pass suportem estes alterações.
“Essa sensibilidade ao preço pode mudar com o tempo, é claro. Mesmo os clientes mais fiéis mudarão de ideias quanto a continuar a subscrever um serviço se este não fornecer um nível aceitável de valor ou de serviço”, nota o analista. “Mas, por enquanto, a aposta é que os atuais membros continuarão, na sua maioria, a subscrever. A chegada de ‘Call of Duty’ ao serviço também poderá tazer novos subscritores - embora, pessoalmente, duvide que resulte em milhões de novos subscritores, mas quem sabe”.
O autor do GameDiscoverCo., Simon Carless, acredita que a Microsoft não tem muitas alternativas se quer tornar o Xbox Game Pass um serviço mais rentável.
"Quando se tem de aumentar as receitas - algo que os chefes têm de fazer - só se tem algumas alavancas no que diz respeito ao Game Pass”, explicou Carless. “Ou é o volume ou é o rendimento. E é evidente que o volume foi nivelado por baixo durante algum tempo, tanto no Game Pass Core (antigo Xbox Live Gold) como no Game Pass atual”.