Tal como era de esperar, a Apple escolheu o seu evento anual de setembro - 'It's Glowtime' - para desvendar oficialmente a nova geração dos seus telemóveis. Tal como aconteceu nos últimos anos, o iPhone 16 contará com um total de quatro modelos.
Mais do que novos modelos, o CEO da Apple, Tim Cook, sublinhou que o iPhone 16 foi desenvolvido "de raiz" a pensar em Inteligência Artificial (IA).
O iPhone 16 tem 6,1 polegadas, enquanto o iPhone 16 Plus está equipado com um ecrã de 6,7 polegadas. Ao contrário da geração anterior, que tinha o botão Ação disponível apenas nos modelos Pro, estes iPhone 16 contam com este botão para que o utilizador seja capaz de criar atalhos para as suas funcionalidades preferidas.
Está também presente um novo botão com o nome Camera Control, o qual o vai ajudar a ter uma experiência mais elevada de fotografia - permitindo, por exemplo, alterar o 'zoom' arrastando o dedo. Ao tocar neste botão duas vezes, por exemplo, é possível mudar o modo de fotografia.
Além disso, basta clicar neste botão e será apresentada informação sobre restaurantes e outros objetos que estejam diante de si - sobre os quais pode receber mais informações por via da Apple Intelligence.
A câmara do iPhone 16 e do iPhone 16 Plus tem um sensor principal "Fusion" de 48MP que é combinado com uma teleobjetiva de 12MP, assim como um sensor ultra grande angular de 12MP.
No interior do iPhone 16 e do iPhone 16 Plus está presente o processador A18, o qual a Apple diz que é 30% mais rápido e eficiente do o antecessor. Mais ainda, este processador também ajuda o telemóvel a lidar com as funcionalidades de IA que foram criadas para marcar esta geração.
Entre elas está a possibilidade de criar emojis e imagens específicas com recurso a IA generativa. Basta descrever o que gostaria de representar e terá um emoji único para si.
iPhone 16 e iPhone 16 Plus © Apple
Esta IA também se estende à assistente digital Siri, que se mostra mais inteligente e capaz de perceber com o contexto em que se encontra. Se alguém lhe recomendar um álbum de música por via de uma app de mensagens, basta dizer que gostaria de o ouvir e a Siri vai apresentar esse álbum.
A Apple Intelligence começará a estar disponível apenas em inglês a partir do próximo mês como uma atualização gratuita, sendo que mais línguas serão disponibilizadas ao longo dos próximos meses.
No que diz respeito a bateria, diz a Apple que o iPhone 16 contará com uma autonomia mais eficiente graças não só ao processador A18 como também graças à próxima versão do sistema operativo do telemóvel - o iOS 18.
O iPhone 16 está disponível com 128GB por 989 euros, com o iPhone 16 Plus a também ter uma versão base de 128GB por 1.139 euros. Estes modelos estarão disponíveis em negro, branco, azul, verde e também rosa.
Sim, também há modelos Pro
Além dos modelos standard, a Apple também anunciou o iPhone 16 Pro e o iPhone 16 Pro. Estes modelos mais avançados voltam a contar com câmaras de três sensores, nomeadamente um sensor principal de 48MP, um ultra grande angular de 48MP e uma teleobjetiva de 12MP.
O iPhone 16 Pro está equipado com um ecrã de 6,3 polegadas, enquanto o iPhone 16 Pro Max terá um painel de 6,9 polegadas - fazendo deste o maior ecrã de sempre num telemóvel da Apple. Além disso, este modelo de maiores dimensões também conta com o que a Apple diz ser "a maior bateria de sempre" num iPhone
iPhone 16 Pro e iPhone 16 Pro Max © Apple
No interior destes modelos topo de gama contamos com um processador A18 Pro de 3nm, o que faz do iPhone 16 Pro e do iPhone 16 Pro Max mais do que capazes para lidar com as funcionalidades de IA mais avançadas da Apple. Ao mesmo tempo, os utilizadores destes modelos também serão capazes de apresentar um desempenho ainda mais avançados.
A Apple afirma mesmo que o A18 Pro tem o CPU "mais rápido em qualquer telemóvel" da atualidade.
A câmara do iPhone 16 Pro e do iPhone 16 Pro Max também permite, pela primeira vez, captar vídeos com uma resolução 4K e a 120fps - oferecendo novas capacidades de 'slow motion' para os aficionados deste modo de vídeo.
iPhone 16 Pro e iPhone 16 Pro Max © Apple
O iPhone 16 Pro e iPhone 16 Pro Max estarão disponíveis em titânio, com tonalidades em negro, prateado, cinzento e também numa nova cor dourada dourado.
O iPhone 16 Pro terá um preço base de 1.249 euros (128GB) e o iPhone 16 Pro Max estará disponível por 1.499 euros (256GB). Toda a série iPhone 16 estará disponível para pré-compra a partir do dia 13 de setembro, com o lançamento a estar marcado para o dia 20 de setembro.
[Notícia em atualização]
Leia Também: Maior e mais fino. Apple Watch recebeu a 10.ª geração do relógio