Um grupo de cientistas conseguiu identificar um padrão em sinais de rádio (Fast Radio Bursts ou FRBs, como são conhecidos em inglês) emitidos a partir do Espaço, mais precisamente de um ponto localizado a 500 milhões de anos-luz da Terra.
No estudo partilhado na plataforma arXiv é indicado que estes sinais repetem-se a cada 16,35 dias. Os sinais de rádio são emitidos ao longo de quatro dias - a cada duas horas - e, após este período, regressam ao silêncio durante os 12 dias seguintes. O estudo foi conduzido entre os dias 16 de setembro e 30 de outubro de 2019.
“A descoberta de uma periodicidade de 16,35 dias numa fonte repetida de FRB é uma pista importante para a natureza deste objeto”, pode ler-se no estudo dos cientistas, que fazem parte do Canadian Hydrogen Intensity Mapping Experiment/Fast Radio Burst Project (CHIME/FRB).
Os investigadores esperam conseguir determinar o que causa estes sinais de rádio mas, para tal, precisam conseguir apontar a origem específica. Notar também que o estudo foi alvo de revisão mas, como conta a CNN, ainda não está ao alcance da comunidade científica e precisa ainda passar pela fase da avaliação dos pares.
Leia Também: Tempestades solares vão manter auroras boreais em locais menos habituais