Um grupo de investigadores liderados por Jacob Kegerreis, do Ames Research Center da NASA, formulou uma nova hipótese que procura explicar a existência de duas luas de Marte, a Fobos e a Deimos.
Esta nova teoria sugere que as duas luas é o que restam de um asteroide que foi destruído pela gravidade de Marte, o que ajudaria a explicar algumas caraterísticas únicas destas luas que têm sido consideradas um mistério para os investigadores - como o formato pouco esférico e também as órbitas circulares.
Como refere o site oficial da NASA, a equipa de investigação realizou “centenas” de simulações que sustentam esta hipótese.
“É entusiasmante explorar uma nova hipótese para a formação da Fobos e da Deimos - as únicas luas do nosso Sistema Solar que orbitam um planeta rochoso além da Terra”, explica Kegerreis. “Além disso, este novo modelo faz diferentes previsões sobre as propriedades das luas que podem ser testadas em relação às ideias padrão para este evento chave na história de Marte”.
Serve recordar que em breve saberemos mais sobre a Fobos graças a uma missão da agência espacial japonesa - a JAXA - prevista para 2026 com o objetivo de recolher material da superfície desta lua.
Leia Também: Rover Curiosity captou nova (e incrível) fotografia de Marte