A Max lançou recentemente um novo documentário da autoria de Ronan Farrow que mostra uma investigação sobre empresas que desenvolvem ‘spywares’ - softwares que, depois de infetar os telemóveis, permitem aos responsáveis ter acesso a informações e dados pessoais dos utilizadores.
Mais do que isso, ‘Surveilled’ procura expor esta indústria e a forma como governos um pouco por todo o mundo já estão a usar estes ‘spywares’ para espiar não só cidadãos, como também jornalistas, ativistas e opositores políticos.
Farrow marcou presença num dos mais recentes episódios do programa ‘The Daily Show’ onde, em conversa com a apresentadora Desi Lydic, deu alguns conselhos que podem ser úteis para lidar com estes ‘spywares’.
O primeiro conselho deixado por Farrow com base na investigação que fez é reiniciar o telemóvel todos os dias. “Reiniciem o vosso telemóvel todos os dias, é um conselho prático. Muitas formas deste tipo de ‘spyware’ podem ser combatidas com um reiniciar. Parece tão banal, mas é realmente um bom passo”, notou o jornalista da revista The New Yorker.
Outro conselho deixado por Farrow é “ter tudo atualizado”, pelo que deve também garantir que o seu telemóvel tem sempre instalada a mais recente versão do sistema operativo e das apps que fez download.
Pode ver abaixo a entrevista completa de Farrow no 'The Daily Show'.
Leia Também: Documentário da Max denuncia indústria de softwares espiões