Vários utilizadores do Gmail têm reportado uma burla em que os hackers ficam com acesso total à conta Google. O golpe, descrito por muitas vítimas como "devastador", foi identificado pela primeira vez em maio do ano passado, mas o número de casos tem vindo a aumentar.
Nesta burla, os piratas informáticos usam Inteligência Artificial (IA) fazer chamadas telefónicas realistas, em que os utilizadores são avisados de que o acesso ao Gmail está comprometido.
O passo seguinte consiste em enviarem e-mails, que parecem ser provenientes do Google, com links de aparência fiável. Se clicar, roubam-lhe o acesso total à conta da Google.
"As fraudes estão a tornar-se cada vez mais sofisticadas, mais convincentes e são aplicadas a uma escala cada vez maior. Esta burla pareceu suficientemente legítima. É provável que muitas pessoas caiam na mesma armadilha", contou Sam Mitrovic, uma das vítimas da burla, ao site britânico Metro.
Em maio, quando a burla foi identificada pela primeira vez nos Estados Unidos, o FBI confirmou que os cibercriminosos usam IA para criar mensagens de voz ou vídeo "altamente convincentes", aplicando "esquemas de fraude contra indivíduos e empresas".
"Estas táticas sofisticadas podem resultar em perdas financeiras devastadoras, danos à reputação e comprometimento de dados sensíveis", explicou, na altura, o agente do FBI Robert Tripp.
Como evitar ser vítima de burla online?
Para manter os dados pessoais seguros, analise cuidadosamente os endereços de correio eletrónico que lhe enviam os e-mails. Caso tenham números ou pareçam estranhos de alguma forma, apague-os.
Deve analisar atentamente o logótipo da empresa que lhe envia os e-mails e compará-lo com o logótipo utilizado no site oficial da marca, para se certificar de que são iguais.
Desconfie também se a mensagem de texto do e-mail tiver erros gramaticais ou ortográficos.
No que toca ao link, passe o rato sobre a hiperligação ou copie o endereço para um documento Word, para poder ver o URL sem clicar. Se vir que o URL não corresponde ao do site oficial da empresa, não clique.
Caso tenha clicado no link e lhe tenha aparecido uma mensagem que menciona algum tipo de pagamento, não faça qualquer transação. É muito provável que se trate de um esquema de phishing.
Leia Também: Ajuda o pai com conta do Gmail e encontra pornografia infantil nos EUA