Estudo: Uso de IA generativa pode afetar o pensamento crítico

O uso da inteligência artificial generativa (GenIA) pode condicionar o pensamento crítico das pessoas, conclui um estudo desenvolvido pela Microsoft e pela universidade Carnegie Mellon.

Notícia

© Shutterstock

Lusa
18/02/2025 16:00 ‧ há 2 dias por Lusa

Tech

Inteligência Artificial

O estudo, intitulado 'O impacto da IA generativa no pensamento crítico' revela que, "usadas de forma inadequada, as tecnologias podem e resultam na deterioração das faculdades cognitivas que deviam ser preservadas".

 

O estudo inquiriu 319 pessoas habituadas a lidar com dados ou informação no trabalho (profissionais que lidam com informação, como em áreas de 'marketing', tecnologia, design, etc.) e questionou-as sobre a sua experiência com a utilização de serviços de IA generativa no local de trabalho.

No total foram partilhados mais de 900 exemplos de utilização de IA no local trabalho.

De acordo com os investigadores, "os dados mostram uma mudança no esforço cognitivo à medida que os trabalhadores passam cada vez mais da execução de tarefas para a supervisão do trabalho realizado pela IA".

No estudo é referido que, embora a IA possa melhorar a eficiência, também pode reduzir o envolvimento crítico, particularmente em tarefas de rotina ou de baixo risco, para as quais os utilizadores confiam a sua realização à IA.

Para os autores, este fenómeno "levanta preocupações sobre a dependência de longo prazo e a diminuição da resolução independente de problemas".

Além de afetar o pensamento crítico, os autores apontam que a utilização de IA pode prejudicar a criatividade.

Os trabalhadores que utilizam ferramentas de IA produzem um "conjunto menos diversificado de resultados para a mesma tarefa", comparativamente com as pessoas que confiam nas suas próprias capacidades cognitivas, salienta o estudo.

Os investigadores também referem que, "embora a IA simplifique a criação de conteúdos, os trabalhadores ainda precisam de passar tempo a alinhar os resultados com as suas necessidades específicas".

Leia Também: Cerca de 43% dos administradores financeiros espanhóis dizem utilizar IA

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas