Meta analisa fragilidade dos jovens para exibir anúncios, diz denunciante

Sarah Wynn-Williams ocupou o cargo de diretora de Política Pública Global na gigante tecnológica e publicou recentemente um livro onde denuncia as práticas da empresa.

Notícia

© Getty Images

Miguel Patinha Dias
10/04/2025 08:58 ‧ há 4 dias por Miguel Patinha Dias

Tech

Meta

A ex-diretora de Política Pública Global da Meta e denunciante Sarah Wynn-Williams afirmou perante os senadores dos EUA numa audiência nesta quarta-feira, dia 10, que a Meta direcionou anúncios publicitários a adolescentes com base no seu estado emocional.

 

“[A Meta] conseguia identificar quando [os adolescentes] se sentiam inúteis, desamparados ou fracassados e pegavam nessas informações e partilhavam-nas com os anunciantes”, afirmou Wynn-Williams de acordo com o site TechCrunch. “Os anunciantes entendem que, quando as pessoas não se sentem bem consigo próprias, é a altura certa para apresentar um produto porque é mais provável que as pessoas o comprem”.

A ex-diretora da Meta explicou que, por exemplo, se uma adolescente apagasse uma selfie numa das redes sociais da empresa, essa informação seria usada pelos anunciantes como um sinal de que era uma boa altura para exibir um produto de beleza - uma vez que a ação apontava que não se sentia bem com a sua aparência.

Em reação a este testemunho, a Meta emitiu um comunicado onde refere que as declarações da antiga funcionária estão “fora da realidade e cheias de falsas alegações”.

Serve recordar que Wynn-Williams publicou recentemente um livro sobre o tempo passado a trabalhar na Meta - ‘Careless People: A Cautionary Tale of Power, Greed, and Lost Idealism’ - onde denuncia não só as más práticas a nível de negócio, como também situações em que sofreu assédio de superiores hierárquicos.

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas