Dizer 'obrigado' ao ChatGPT sai caro à empresa responsável pela IA

O cofundador e CEO Sam Altman diz que esta educação dos utilizadores da ferramenta de IA custa “dezenas de milhões de dólares”.

Notícia

© Getty Images

Miguel Patinha Dias
24/04/2025 10:54 ‧ há 3 horas por Miguel Patinha Dias

Tech

ChatGPT

Se é uma daquelas pessoas que pede ‘por favor’ e diz ‘obrigado’ nas suas interações com o ChatGPT, saiba que esta forma de ‘falar’ com a ferramenta de Inteligência Artificial (IA) está a sair cara à empresa responsável - a OpenAI.

 

Quem o diz é o próprio cofundador e CEO da OpenAI, Sam Altman, que, através de uma interação na rede social X, confirmou que esta educação dos utilizadores custa “dezenas de milhões de dólares” adicionais à empresa.

No entanto, parece que Altman não está demasiado aborrecido com o facto deste tipo de interação exigir mais interações e, portanto, poder de processamento.

“Pergunto-me quanto dinheiro a OpenAI gastou em custos de eletricidade por as pessoas dizer ‘por favor’ e ‘obrigado’ aos seus modelos [de IA]”, questionou-se um utilizador. “Dezenas de milhões de dólares bem gastos - nunca se sabe”, notou Altman, indicando que esta educação dos utilizadores poderá ser útil caso os modelos de IA alguma vez se tornem autónomos.

Leia Também: Empresa do ChatGPT está interessada em comprar o Google Chrome

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas