Em 2014, pelo quinto ano consecutivo, a causa número um para a morte de polícias, nos EUA, tem sido as emboscadas feitas a agentes da autoridade e, ao que tudo indica, há uma aplicação do Google que deverá estar a contribuir para este desfecho.
A Waze, nome da aplicação comprada pela Google em 2013 por cerca de 1,1 milhões de dólares, está a criar alguma controvérsia, já que o seu principal objetivo é, para além do GPS, receber informações sobre engarrafamentos, acidentes, carros parados na estrada e ainda 'Traffic Cop', uma função que deteta a localização de polícias.
De acordo com o site Pplware, a imprensa internacional noticiou que dois agentes de Nova Iorque, Rafael Ramos e Wenjian Liu, foram mortos por uma arma de fogo quando estavam sentados no carro patrulha. Ao que tudo indica, um dos homicidas usou a aplicação para detetar a presença dos polícias.
Os responsáveis da Google ainda não fizeram comentários sobre este assunto, contudo a aplicação está a ser utilizada com este efeito e a colocar em risco a vida de agentes de segurança pública.