Mark Zuckerberg, o mundialmente conhecido fundador e CEO do Facebook, está a ser notícia em todo o mundo depois das suas contas de redes sociais terem sido roubadas depois de um ataque informático.
Os responsáveis foram membros do grupo de hackers OurMine Team, que conseguiram 'deitar as mãos' às contas de Twitter e Pinterest. Como conta o Business Insider, Zuckerberg não mantinha contas muito ativas, servindo apenas para consultar a concorrência. Porém, aquele que é o líder da principal rede social do mundo cometeu dois dos erros de segurança mais básicos da Internet: utilizou a mesma palavra-passe nas duas redes sociais e a referida palavra-passe é composta apenas por dois caracteres diferentes, nomeadamente 'dadada'.
Além de não ser muito longa, o uso de apenas dois caracteres diferentes não apresenta qualquer desafio para um computador que a tente descodificar 'à força', método que envolve que o sistema informático tente combinações automaticamente até que 'tropece' na verdadeira. O caso serve de exemplo para todos aqueles que queiram manter um perfil seguro na Internet, pelo que se deve apostar em palavras-passe complexas e sempre diferentes.