A par da câmara fotográfica, um dos pontos mais importantes de cada smartphone lançado é o ecrã, tanto pelo tamanho como pela resolução. Se a preferência do tamanho do ecrã depende do utilizador, é consensual que quanto melhor a resolução do ecrã, melhor.
Os ecrãs HD, ou de alta definição, são formadas por 1.280 colunas e 720 linhas de pixels, diz o TechTudo. Esta resolução permitiu que os smartphones tivessem um aumento no tamanho da imagem sem perder nitidez. Estes ecrãs permitem, também, reproduzir vídeos produzidos para televisões.
Já a resolução Full HD foi, até há pouco tempo, um 'exclusivo' dos topos de gama, tendo sido popularizada nas televisões. Com esta resolução, de 1920 por 1080, os smartphones conseguiram ter bons ecrã acima das cinco polegadas, conseguindo, também, reproduzir conteúdos com qualidade Blu-Ray.
O atual padrão entre os topos de gama são os ecrãs Quad HD, ou QHD. A vantagem, explica a publicação, é a densidade de pixels superior aos 500 ppi. Ainda que com uma melhor resolução, a definição levanta questões quanto ao consumo de bateria.
No entanto, o futuro a curto-prazo deverá passar pela resolução 4K (Ultra HD ou UHD). Já existe um pequeno número de smartphones com esta definição, mas alguns especialistas acreditam que a resolução não é necessária num smartphone.