Tal como como costuma fazer no início de todos os anos, o CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, colocou a si próprio o desafio de criar uma inteligência artificial que servisse de assistente a toda a sua casa. Numa referência ao super-herói Homem de Ferro da Marvel, Zuckerberg escolheu o nome ‘Jarvis’, tendo levado grande parte de 2016 a dedicar-se a este projeto pessoal.
A julgar pelos vídeos publicados por Mark Zuckerberg na sua conta pessoal do Facebook, o desenvolvimento do ‘Jarvis’ parece ter sido bem-sucedido. Desde ligar e desligar dispositivos eletrónicos espalhados pela casa a reconhecer pessoas à porta da casa de Zuckerberg, ‘Jarvis’. Além do vídeo de apresentação do assistente virtual, foi ainda publicado um segundo que mostra a experiência da esposa do CEO do Facebook, Priscilla Chan, com todo o processo.
Mesmo que tenha conseguido criar a inteligência artificial que está na base do ‘Jarvis’, Zuckerberg ainda precisava de lhe dar uma voz. Por ser o ator que interpreta Tony Stark nos filmes da Marvel, Robert Downey Jr. ofereceu-se para a tarefa, com Zuckerberg a ter decidido escolher o ator Morgan Freeman. Em tom humorístico, é também possível ver que Zuckerberg. Em tom humorístico, é também possível ver que Zuckerberg testou outras vozes, nomeadamente a do ator Arnold Schwarzenegger.