Cidadãos-cientistas descobrem estrela anã próxima do Sol

Quatro 'cidadãos-cientistas' descobriram uma estrela anã fria e próxima do Sol, com o auxílio de um projeto que permite visualizar imagens do céu disponibilizadas pela agência espacial norte-americana NASA, foi hoje divulgado.

Notícia

© iStock

Lusa
02/06/2017 21:41 ‧ 02/06/2017 por Lusa

Tech

Espaço

A estrela em causa é uma anã castanha, uma estrela que emite pouca luz, localizada a pouco mais de cem anos-luz do Sol, uma distância considerada próxima em astronomia.

A descoberta foi feita por voluntários do Backyard Worlds, um projeto liderado por uma equipa científica que permite a qualquer pessoa com um computador ligado à internet visualizar imagens recolhidas pelo telescópio espacial WISE, que capta a luz no comprimento de onda do infravermelho (invisível), e acompanhar o movimento de um corpo celeste.

Os detalhes da descoberta, realizada em fevereiro por quatro cidadãos, da Austrália, dos Estados Unidos, da Rússia e da Sérvia, seis dias depois do lançamento do projeto, foram recentemente descritos na revista científica Astrophysical Journal Letters, refere em comunicado o Museu de História Natural dos Estados Unidos.

As anãs castanhas, conhecidas por 'estrelas fracassadas', perdem massa suficiente para suportar uma reação de fusão nuclear, mas, apesar de mais frias do que outras estrelas, são suficientemente quentes para brilharem no infravermelho.

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas