O chefe de Estado registou formalmente a nova formação, o Partido Nacional do Povo (PNP), do qual é o líder, junto da Comissão Eleitoral Independente, disse à France-Presse o porta-voz desta instituição.
O anúncio chega quando as relações entre Adam Barrow e o seu antigo partido, o Partido Democrata Unido (UDP, o maior do país), se deterioraram e duas semanas depois de milhares de manifestantes exigirem que ele se retirasse após três anos, como ele se comprometeu a fazer.
Investido por uma coligação da oposição para desafiar o Presidente Yahya Jammeh, que governou a antiga colónia britânica durante 22 anos, Adama Barrow venceu as eleições presidenciais de 01 de dezembro de 2016.
Barrow tomou posse a 19 de janeiro de 2017, quando Yahya Jammeh aceitou partir para o exílio após uma intervenção político-militar regional.
O acordo da coligação estipulava que o Barrow se demitiria da sua formação, o UDP, para concorrer às eleições como independente, e que após três anos ele organizaria uma nova eleição à qual não poderia concorrer.
Uma parte da coligação concordou em setembro que ele cumpriria o seu mandato de cinco anos. Mas dois dos partidos membros, incluindo o UDP, não concordaram com esta mudança.
Ter o seu próprio partido deverá permitir a Barrow concorrer nas próximas eleições, de acordo com observadores.