Na sequência das chuvas intensas e inundações na região, as informações mais recentes apontam para 13 mortos, entre os quais estão quatro crianças, em Valência, no leste de Espanha. No entanto, várias fontes policiais elevam o número para, pelo menos, 51 mortos na região.
PUB
O governo regional da Comunidade Valenciana não avança números concretos, mas o presidente Carlos Mazón revela que foi ativado o protocolo de "múltiplas vítimas", na sequência da tragédia.
As autoridades locais indicaram, na terça-feira à noite, que foram encontrados vários mortos em zonas inundadas.
Várias pessoas no país vizinho têm partilhado imagens nas redes sociais dos danos e do caos provocado por este temporal, onde é possível observar carros a serem arrastados, vários objetos a serem levados pelas águas e até centros comerciais inundados.
mi padre trabaja en el taller de valencia sud, al lado de torrent. Lleva horas sin poder salir del trabajo por el agua y no sabe cuándo lo hará. Están subidos encima de un tren por la lluvia. Los coches de todos los trabajadores están apiñados e inutilizados y la línea de metro… pic.twitter.com/USfb5zC4JW
— 𝓗 (@huugootr_) October 29, 2024
Na sequência das condições meteorológicas, um comboio de alta velocidade com cerca de 300 pessoas a bordo descarrilou, perto de Málaga, mas as autoridades divulgaram que ninguém ficou ferido. O serviço ferroviário de alta velocidade entre Valência e Madrid foi suspenso.
Os constrangimentos foram ainda sentidos no aeroporto de Valência, com 12 voos a serem desviados e dez cancelados. Várias autoestradas ficaram interditas.
Na noite de terça-feira, a chuva na região de Valência foi a mais elevada em 24 horas desde 11 de setembro de 1966, segundo dados oficiais.
Lo de Valencia deja de ser grave para pasar a ser trágico.El canal 24h hablando de "la cultura" y el "balón de oro" en lugar de dar información en directo.El presidente paseando en la India.Los servicios de emergencia jugándose la vida y los ciudadanos sufriendo.Recemos. pic.twitter.com/DoeTzkBHqt
— Josema Vallejo (@JosemaVallejo) October 29, 2024
O governo de Espanha criou também uma comissão de crise para monitorizar os efeitos da tempestade na costa mediterrânica, enquanto o Rei Felipe VI disse acompanhar "com grande preocupação as consequências devastadoras" das inundações.
️¡Qué barbaridad! Impresionantes imágenes que nos llegan desde Letur, donde el arroyo se ha desbordado completamente, y afecta de esta manera a las calles de su casco antiguo. Esperamos que no haya ningún herido. #DANA #Albacete #meteoAB© @Gomarizo pic.twitter.com/SuuX54v5Aj
— MeteoHellín (@MeteoHellin) October 29, 2024
Veja na galeria acima mais vídeos do local.
Leia Também: Chuvas intensas e inundações fazem pelo menos 13 mortos em Espanha